Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como escolher um Instrumento Musical - Teclado

Olá galera! Estive um bom tempo afastado do Blog, muita correria mas estou de volta!

Minha intenção neste post é ajudar as pessoas que tem vontade de entrar no ramo da música, seja para lazer ou chegar a se profissionalizar. Vou postar dicas de como escolher um bom instrumeto musical, para iniciantes ou para quem já está a algum tempo nesta longa caminhada.


Hoje no caso, um teclado musical.

Para quem não sabe, já fui tecladista , hoje "aposentado" é claro. Não toco mais já faz um bom tempo.

Com toda essa tecnologia em nossa volta, celulares cada vez mais se parecendo com computadores portáteis, chegando ao ponto que falar ao telefone fica em segundo plano. Tablets que simulam violão, teclados e por aí vai.

O teclado é o instrumento que mais tomou proveito dessa tecnologia. Ele possibilita uma infinidade de opções de instrumentos simulados.

Mas como diante de tantas marcas e modelos qual seria o mais indicado?

Quem tem esta resposta é você mesmo!

É verdade! Temos que ter em mente que tipo de música queremos fazer, qual é o estilo musical. Pois além de parecer o contrário, cada modelo que é desenvolvida pelo fabricante tem seu ponto forte.


Não é só porque ele é eletrônico que vai ser perfeito em tudo, muito pelo contrário. Um teclado pode ser muito bom para um estilo de musica e ficar "manco" em outro!

Claro que existem modelos bem versáteis, mas acima de tudo deve escolher aquele que se encaixa no seu orçamento e atende sua necessidade musical.

No mercado temos preços de variam em torno de R$ 500,00 até por volta de R$ 18.000,00 ou até mais!

Nossa! Então o mais caro é o melhor e deve fazer de tudo!

Não! Aí é onde deixa muita gente confusa. Na arte musical nem sempre o que é mais caro é o melhor.

Já presenciei músicos tirando o maior som com um tecladinho que tinha quando comecei a tocar teclado.

Antes de falar das marcas, é preciso esclarecer as diferenças entre os tipos de teclados, independente da marca.

São classificado da seguinte forma:

Arranjadores: Teclado que possui acompanhamento automático (Style) simula instrumentos que compõe uma banda, como bateria, contra-baixo, etc e até mesmo uma orquestra em tempo real. Muito usado por tecladistas que tocam sozinhos ou acompanhado de poucos instrumentos e também muito procurado pelos iniciantes. Sua desvantagem é o acompanhamento é limitado a alguns compassos (Loop) se tornando repetitivo.

Sintetizadores: São teclados especializados em sons (timbres), possibilitando em alguns modelos fazer alterações até o ponto de criar sons do "zero" por conta de seus osciladores (geradores de sinal).

Workstation: São praticamente uma estação de trabalho, onde tem disponível sons com qualidade de sintetizadores e possibilidade de criar músicas através de seu sequenciador MIDI. Este deve ser o mais procurado por sua ampla variedade de recursos.

Controladores MIDI: Geralmente o teclado controlador não possui som nenhum, é usado apenas para controlar efetivamente outro teclado ou um software de computador (VST). Mas possui teclados como sintetizadores e workstation que também possui esta função.

No próximo post, vou falar especificamente das marcas e algumas características de cada uma.

Até mais, fiquem com Deus.

Ass: Anderson.

Nenhum comentário: